O Berço Que Embalou A Festa

terça-feira, 15 de maio de 2018

O Berço Que Embalou A Festa


Está encerrada a liga 17/18, com o Porto Campeão a sair de cena da melhor maneira, garantindo mais uma vitória e um recorde pontual da competição (partilhado... até ver) de 88 pontos. Foi um jogo disputado a um ritmo já de fim de época, pausado e com menos rasgos, mas que ainda assim teve alguns pontos de interesse.


Foto de Catarina Morais / Kapta +

Desde logo, as novidades no onze. Vaná teve a sua estreia e garantiu poder reclamar também para si o título de campeão, tal como Fabiano que o rendeu já perto do final. Ricardo e Sérgio Oliveira ficaram no banco a ver como se portavam os substitutos Maxi e Óliver, tal como Soares, que cedeu o seu lugar no onze ao Minguinhos Júnior, Gonçalo Paciência.

Para quem já tinha a época resolvida, foi "bonito" registar a determinação com que os jogadores encararam a partida, mesmo sem forçar por aí além, para garantir os últimos três pontos da temporada. 

Houve lances de perigo nas duas balizas, um par deles bem perigoso para Vaná, mas quem acabou por sorrir foi o homem que nunca raramente sorri - Iván Marcano - ao aproveitar de forma soberba mais um bom passe de Alex Telles. O cantábrico respondeu ao cruzamento com uma pujança assinalável, tendo em conta que quando cabeceou já se encontrava praticamente parado. Tratando-se com grande probabilidade do seu último jogo de dragão ao peito, foi uma despedida em beleza.


Foto de Catarina Morais / Kapta +

Notas DPcA 



Dia de jogo: 12/05/2018, 16h00, Estádio D. Afonso Henriques, Vitória SC - FC Porto (0-1)

Nota (8): Marcano

Nota (7): Alex Telles, Herrera 

Nota (6): Vaná (<80'), Maxi, Felipe, Óliver, Corona (<73'), Brahimi, Marega, Gonçalo (<53'), Soares (>53'), André André (>73'), Fabiano (>80')

Sérgio Conceição (8): Mesmo já campeão, o treinador não facilitou nem permitiu facilitismos, conseguindo motivar os jogadores para um último acto de esforço e seriedade. Conseguido isto, a vitória acabou por ser uma consequência normal e lógica, até porque do outro lado estava uma equipa sem grande motivação. Tudo bem feito, parabéns Sérgio.


Foto de Catarina Morais / Kapta +

 

Outros Intervenientes:



Vou usar este espaço dedicado ao Vitória, não para destacar jogadores ou treinadores, mas para lamentar a selvajaria que se passou nas imediações do estádio. É inconcebível que circulem livremente hordas de cobardes a agredir quem passa com uma cor adversária, apenas por usar uma cor adversária. Bem sei que a questão não se resume aos adeptos do Vitória, tal como sei que são dos mais "reconhecidos" por este tipo de acções. Sejam de que clube forem, são uns animais, selvagens e perigosos, e deveriam ser tratados como tal: A FERRO E FOGO.

Sobre a arbitragem de João Calabote Capela, nada a dizer - os jogadores facilitaram e o larápio não complicou. São os milagres que acontecem quando já tudo está decidido. 



Cumprida a última missão, era tempo de festejar, desta vez sem reservas nem comedimentos, porque desta vez é que era: a última, a oficial e a mais memorável de todas as celebrações da temporada.


Os Aliados pareceram demasiado pequenos para tantos e tantos milhares de Portistas, também eles bem cientes da sua última e saborosa "missão" da época: acarinhar e celebrar os novos heróis da nação invicta. Após 19 anos de mofo e restrições pacóvias, os nossos Aliados ficaram finalmente de cara e alma lavada após a passagem desse indomável Mar Azul. E que bonita foi a nossa festa!


Dentro da câmara municipal, fez-se finalmente justiça. Jorge Nuno Lima Pinto da Costa foi finalmente reconhecido pela edilidade como um dos seus mais notáveis filhos. E mais vale tarde do que nunca, especialmente quando o é ainda em vida do homenageado.




Não me esqueço, claro, que no próximo domingo estaremos ausentes do Jamor por culpa exclusivamente própria. E vai custar. Tal como muito do que não estava bem antes, não se resolveu por obra e graça deste título. Mas essas serão as contas finais da época, já a seguir no vosso blogue.

Começamos como outsiders, acabamos CAMPEÕES com mérito inquestionável! Venha de lá 2018/19... mas com juízo.



Do Porto com Amor,

Lápis Azul e Branco




Sem comentários:

Enviar um comentário

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.